Vacinação do Idoso 2011

Fonte: DCI
25/02/11 - 00:00 > SAÚDE

Butantan inicia produção nacional inédita de vacinas

Zulmira Felicio

são paulo - Para a Campanha de Vacinação do Idoso 2011, o Instituto Butantan irá entregar cerca de 3 milhões de doses produzidas na unidade. Serão as primeiras vacinas antigripe produzidas nacionalmente em toda a história do Instituto que completou 110 anos de existência na última quarta-feira, 23.

 

Para comemorar a data, estiveram presentes à solenidade festiva de aniversário o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, e o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil. Na oportunidade, o governador afirmou que nos próximos 30 dias deverão ser definidos os investimentos que precisam ser feitos para completar a conclusão da fábrica de hemoderivados do instituto.

A fábrica está pronta e possui todos os equipamentos, mas ainda faltam R$ 60 milhões para entrar em funcionamento. Uma parte desse montante poderá vir do orçamento do Estado e o restante da Agência de Fomento do Estado de São Paulo, informou o governador.

Até abril deste ano, o governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde irá entregar ao Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação do Idoso. Serão aproximadamente três milhões de doses da vacina contra a gripe para imunização nacional.

O governador Geraldo Alckmin disse, ainda, que até 2012 o Brasil ficará totalmente independente, ou seja, terá autossuficiência na produção de 22 milhões das vacinas contra a gripe, atendendo todo o País. Além disso, novas vacinas estão sendo estudadas contra a dengue e rotavírus.

 

Autossuficiência

Também está previsto para o próximo ano, autossuficiência do País na produção de vacinas contra a influenza, graças à fábrica do Butantan. Além de produzir vacinas contra gripe comum, a fábrica tem capacidade de produzir outros subtipos de vírus de influenza, como a H1N1, gripe suína, e H5N1, gripe aviária, em caso de pandemia.

 

"Os investimentos em pesquisa e produção voltados à Saúde Pública permitirão que o Instituto Butantan entregue neste ano mais de três milhões de doses de vacina contra gripe totalmente produzidos no País. Moderna e com altíssima tecnologia, a fabrica tornará o Brasil autossuficiente em vacinas contra influenza", detalha Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan.

 

Fábrica

Inaugurada em 2007 até outubro de 2010, a fábrica do Butantan passou por um processo de adequação, certificação dos equipamentos e validação de todo o processo de produção.

 

Com o investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, a fábrica de vacinas do Butantan iniciará também, neste ano, os testes clínicos para avaliar a eficácia de vacinas contra dengue e contra o rotavírus que causa a diarréia infantil.

 

Está previsto, até o final de 2012, a conclusão da última fase de testes clínicos da vacina contra a dengue pelos pesquisadores. O desenvolvimento da vacina da dengue é complicado, porque há quatro subtipos diferentes da doença para os quais a vacina tem que dar proteção.

A fábrica do Butantan possui 10 mil m² e é dividida em três andares. A vacina é produzida exclusivamente no segundo, a partir de ovos de galinha vindos de granjas previamente certificadas, que criam animais sem o uso de antibióticos e com ração especial, para que não haja interferência no processo produtivo, reações adversas e eventuais efeitos colaterais. "Com a produção das vacinas pelo Butantan, São Paulo dá uma grande contribuição para a saúde pública nacional, aliando tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde. 
 

 

Notícias

Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas

Opinião Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas Sâmia Ali Salman Axl Wesley Menin Miucci 22 de junho de 2025, 7h04 Uma solução possível seria permitir que o condomínio, responsável pela administração do empreendimento, assuma a responsabilidade tributária...

Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito

COISAS SEPARADAS Ação com penhora no rosto dos autos não trata de questões sobre o crédito Rafa Santos 20 de junho de 2025, 7h26 Na mesma decisão, o juiz também negou pedido de suspensão do processo e homologou a arrematação do imóvel e a expedição de carta de arrematação e mandado de imissão na...

Sem intimação pessoal, alienação de bem do devedor não é válida

Falta de aviso Sem intimação pessoal, alienação de bem do devedor não é válida Martina Colafemina 15 de junho de 2025, 15h52 Com efeito, ao menos em sede de cognição sumária, não há prova de que os autores tenham sido intimados pessoalmente, daí podendo derivar a nulidade do ato de consolidação da...